quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Tradução: Gyaru United - Japan's Black Diamond Gals

Vi esse artigo no Tokyo Fashion e achei que seria interessante traduzi-lo. O tema do artigo é um galsa chamado Black Diamond, que basicamente propõe um revival da antiga cultura Ganguro/Manba e tem ganhado atenção da mídia recentemente. Aqui o artigo original, com mais fotos e informações sobre o Black Diamond.

Gyaru United: Japan's Black Diamond Gals Champion a Kuro Gyaru Subculture Revival

A reputação japonesa de capital mundial de moda de rua pode ser diretamente relacionada a dois distritos específicos de Tóquio: Harajuku e Shibuya. Como resultado do sucesso de Kyary Pamyu Pamyu, a cena de  moda "kawaii" de Harajuku tem experienciado um grande "boom" recentemente, e durante os últimos anos, a cultura de Shibuya, centrada em Gyaru, tem sido obscurecida por seu ressurgimento. Mas uma nova força surgiu ao horizonte, pronta para desafiar as tendências atuais e retornar a subcultura Gyaru ao seu merecido lugar ao sol.

Conheçam Black Diamond, a unidade top de Kuro Gyarus no Japão!


From TokyoFashion.com


"Kuro (hada) Gyaru" significa literalmente "Gals de pele escura". Há dez anos atrás, seus bronzeados (vários dos membros do Black Diamond inclusive trabalham em salões de bronzeamento) poderiam ter levado essas garotas a serem tachadas de Ganguro, no entanto, Kuro Gyaru é uma versão completamente atualizada das Gyarus com super bronzeado. Quando o assunto é moda, as Gyarus membros do Black Diamond dividem uma paixão pela marca D.I.A, com quase todos os membros vestindo a marca diariamente.

No últimos anos, revistas japonesas de moda Gyaru como Egg tem focado mais em shiro gyarus (gals de pele branca) com estilos menos extremos, mas a cena de moda japonesa muda rápido, e há sinais de que a tendência das Gyarus bronzeadas pode voltar. A Egg lançou a revista Foxy Egg esse verão, uma publicação "irmã" que cobre o novo boom das kuro gyarus e showcases mais sexy, com gals menos conservadoras. A revista Soul Sister também aborda Kuro Gyarus, incluindo várias reportagens com membros do Black Diamond.

Os mais de cem membros do Black Diamond vem de todo o Japão, do extremo norte como Hokkaido, até o extremo sul como Okinawa. Shibuya permanece como o centro da cultura Gal (membros do Black Diamond são frequentemente vistos nas ruas nos arredores de Shibuya 109), mas eles também realizam meetings em outras cidades por todo o Japão. Os objetivos principais do grupo são simples: apoiarem uns aos outros a partir de interesses em comum, fazer novos amigos, e promover o estilo e cultura kuro gyaru dentro e fora do Japão.

Trabalhando para atingir o objetivo de fazer o boom de Kuro Gyaru crescer no Japão, os membros do Black Diamond viajam frequentemente de todas as partes do Japão para Shibuya, no intuito de fotografar e dar entrevistas para revistas e programas de TV japoneses. Grande parte dos membros trabalha em marcas populares entre Gyarus, e fazem compras em locais onde podem interagir com outras Gals e promover a cultura. Algumas garotas também são modelos. Há inclusive um plano de montar uma banda feita com membros do Black Diamond.

Para alcançar fãs estrangeiros da cultura gyaru, o Black Diamond lançou sua própria página de amigos em inglês. Muitos dos membros do grupo falam inglês, e as gals tem vídeos publicados no Youtube falando diretamente aos aliados em potencial de outros países. Nos últimos meses, o Black tem começado a convidar gyarus de diferentes nacionalidades para juntar-se ao grupo, e conseguiu atrair mais de 50 garotas em 20 páises diferentes até o momento.

Vendo a popularidade do Black Diamond crescer na mídia japonesa nos últimos meses, fomos em busca do grupo para conhecê-lo melhor. Nos encontramos com mais de 20 membros durante um de seus meetings em Shibuya. As garotas foram atenciosas a ponto de posar para fotos e gravar videos nas redondezas de Shibuya, assim como se sentar conosco para discutir sobre o Black Diamond, cultura gyaru, moda, seus planos para a dominação mundial e muito mais.

Aqui as páginas oficiais do grupo: 

-----------------------------------------------------------------------------

Não é novidade para ninguém: manba é meu estilo prefiro entre todos os estilos japoneses. Estou muito contente com o aparecimento das Kuro Gyarus, até por elas seguirem uma linha estética puxada para o rock'n'roll que me agrada muito. Obrigada TokyoFashion.com pelo artigo!

14 comentários:

  1. Que lindo ter traduzido isso! Curti a página delas esses dias, acho O MÁXIMO /apenas
    Achei elas pelo facebook e todas são mega lindas *0*
    Bom pra povo parar de "mimimi gyaru tem que ser branca", adorei de verdade <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Meuuuuu... amei de paixão mesmo. Eu ainda queria fazer um tan true mesmo!

      Lindas as garotas.

      Excluir
  2. Eu ñ tenho problemas com inglês, mas muito obrigada e "Que lindo ter traduzido isso!"[2] <3

    sei lá, é só opinião minha, mas gyaru ñ pode ser tão comportada quanto se vê por aí...tem q DIVAR e AHAZAR mesmo ;D


    e parabens pelo post, AMEI <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Akei! Adicionei seu blog ao meu blogroll!

      Obrigada novamente <3

      Excluir
  3. QUE DEMAIS!! Ja tinha visto no Tokyo Fashion e fiquei pirando tbm, mas acabei me empolgando de novo de ler sua tradução! Vc tem q entrar pro Black Diamond, eh a sua cara (eu tbm queria, mas nem vou sonhar)

    Um amigo meu voltou do Japão recentemente e fotografou duas Manbas pra me mostrar! E meu, eram manbas msm q nem as de antigamente, fiquei tão feliz! Capaz q eram desse circle!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu curtiria, mas acho que elas são divas demais pra mim, hahaha! Eu tenho um estilo mais simples.

      Nossa há possibilidades viu? Que legal que ele viu manbas de verdade lá.

      Excluir
  4. Me surpreendi quando vi esse artigo no tokyo fashion, pra mim ganguro estava praticamente extinto e agora descubro um monte de meninas que estão fazendo as gyarus bronzeadas voltarem com tudo (apesar de que o kuro gyaru é muito exagerado pra mim).

    Também não sabia que você tava de blog novo caramel, que legal! Tinha deixado de acompanhar quando vc fechou o antigo mas agora que descobri esse vou voltar ^^.

    Ah, e que massa a ideia do teu TCC, simplesmente amei. Final Fantasy e moda, que coisa perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vinha notando alguns sinais, como a entrada de uma mana para a Egg ano passado, mas foi uma surpresa algo tão forte assim.

      Ah, obrigada! Faz um tempinho que estou com o Glittery Winter.

      Obrigada! Vou defender ele agora dia 4 <3 Ansiosa pra caramba.

      Excluir
  5. Muito legal! Não curto muito bronzeamento "forte" assim, mas adorei como as gals se esforçam em promover o estilo, estava sentindo falta de um tão extremo. <3 Também achei interessante o galsa ter uma loja e uma página em inglês :D

    ResponderExcluir
  6. É exemplar mesmo... Eu fiquei encantada, e as meninas parecem muito receptivas e tals. Fiquei feliz mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Pode ser que eu mude de opinião futuramente, mas manbas me dão um pouco de medo o.o
    tem umas que tem a pele MUITO bronzeada e eu não gosto muito. Mas depois que eu li o Tokyo Inferno(acho que esse o nome original. Na versão brasileira é algo como "Tokyo Girls) mudei um pouquinho de idéia sobre elas serem assustadoras e a receptividade delas me atraiu.
    Obrigada por traduzir! Eu até entendo inglês mas as vezes dá uma preguiciiinha xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah entendo, acho manba um estilo difícil de compreender mesmo, mas é muito bonito... em sua própria estética.

      De nada ^^ Obrigada por ler meu blog!

      Excluir
  8. Manbas are back! Or something like that! I tought that only VIVID members were into kuro kei, but actually here we are with Black Diamond.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeah, I love when old styles make a comeback updating a few elements from the original version. Hope we see more from kuro kei later.

      Excluir